Palavra da Presidente

A Diretoria fundadora da 62ª Subseção Iguaba Grande tomou posse aos 14 de março de 2016, assumindo o compromisso de defender a advocacia e a sociedade, seguindo os pilares com os quais a Ordem dos Advogados do Brasil foi criada, implantando um trabalho consistente e estrutural para que o(a)s colegas possam ter ao seu alcance condições de desenvolvimento profissional de qualidade.

No decorrer do primeiro ano de mandato, a Diretoria promoveu reuniões, cursos, palestras, o maior seminário do Brasil sobre o Direito do Paciente Oncológico, reunindo mais de 500 pessoas de todo país na cidade de Iguaba, além de aproximar os advogados e advogadas locais e de outras cidades nos vários eventos realizados, mesmo antes de ter seu próprio espaço, contando com parcerias estratégicas para concretização destas atividades.

Avançando nas suas propostas, no segundo ano de mandato, a Diretoria da OAB Iguaba deu continuidade ao projeto de capacitação profissional à advocacia local, buscando paralelamente ampliar a interação entre o(a)s colegas, conseguindo inaugurar sua sede própria, graças ao comprometimento e apoio do presidente Felipe Santa Cruz e de toda Diretoria da Seccional do Rio de Janeiro. Com um modelo ousado de gestão, toda equipe trabalhou para desenvolver um plano de valorização e preservação do meio ambiente, dos direitos humanos, da defesa do estado democrático de direito, e que, consequentemente, transformou a Subseção em uma signatária do Pacto Global da ONU, a primeira do Estado do Rio de Janeiro.

Neste ano, mantendo a dedicação, a OAB Iguaba se orgulha em promover o lançamento do Sistema de Comunicação da Subseção, levando as informações e ampliando a integração de toda advocacia local, apresentando uma excelente ferramenta de contribuição para o exercício da advocacia, que necessita estar adaptado as tecnologias fundamentais incorporadas por este sistema globalizado, que, graças a sua capilaridade e ao poder de mobilização social, as redes de comunicação contribuem de forma substantiva para a efetividade dos atendimentos às necessidades da sociedade no que se refere aos serviços profissionais e socioambientais.

Desta forma, além do lançamento do Sistema de Comunicação, foram iniciadas as solenidades de entrega de carteiras aos advogados e advogadas originalmente “nascidos” na subseção, e, dentre outras conquistas, aprovou sua Política Ambiental e firmou parcerias importantes com instituições educacionais e de pesquisas, sendo participativa e colaborativa com o poder público na criação e reformulação de ações voltadas para a sociedade, tais quais: a criação do GT para contribuição da despoluição da Laguna de Araruama; revisão do Plano Diretor da cidade; atuação nos Conselhos da Criança, da Mulher, do Portador e do Idoso.

Reafirmando assim, os compromissos assumidos, a Diretoria da Subseção com mandato para o triênio 2016/2018 prosseguirá desenvolvendo atividades importantes para o fortalecimento do exercício da advocacia.

Margoth Cardoso
Presidente

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