Destaques OAB IguabaNotícias do Mundo Jurídico

Publicada lei que garante acesso de advogados a processos eletrônicos

A partir desta sexta-feira (4/1), os advogados já podem acessar atos e documentos de processos judiciais eletrônicos, mesmo sem procuração específica, além de obter cópias dos arquivos. A regra, que não vale para processos em sigilo ou segredo de Justiça, está na Lei 13.793, publicada nesta quinta, dia 3, no Diário Oficial da União.

A nova norma altera a Lei de Informatização do Processo Judicial (11.419/06), o Estatuto da Advocacia (8.906/94) e o Código do Processo Civil (13.105/15) e garante o exame dos autos por advogados, procuradores e membros do Ministério Público cadastrados em qualquer fase da tramitação do processo.

A lei prevê que o advogado possa analisar, sem procuração, procedimentos em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo ou da administração pública. Com a medida, também será possível copiar as peças. Além disso, pela nova lei, documentos digitalizados em processo eletrônicos devem estar disponíveis para acesso por meio de uma rede externa. O sistema deverá permitir que eles acessem automaticamente todas as peças armazenadas em meio eletrônico, mesmo que não estejam vinculadas ao processo específico. O projeto que resultou na lei foi criado pelo deputado Wadih Damous (PT-RJ).

Leia a lei publicada

Fonte: http://www.oabrj.org.br/noticia/115140-publicada-lei-que-garante-acesso-de-advogados-a-processos-eletronicos

Exibir Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue in browser
Informe OAB Iguaba Grande
To install tap
and choose
Add to Home Screen
Continue in browser
Informe OAB Iguaba Grande
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Informe OAB Iguaba Grande
To install tap
and choose
Add to Home Screen
Continue in browser

Você está na versão offline